A importância da sesta
O primeiro ponto a referir é que, indiscutivelmente, as crianças precisam de dormir mais que um adulto. Por isso mesmo, o sono diurno é tão importante como o sono nocturno. O corpo da criança precisa de ver satisfeita a sua necessidade de um intervalo para descanso, sob pena de o dia se tornar demasiado longo e exaustivo. Até porque, dificilmente à noite dormem as doze horas consideradas retemperadoras nesta idade. Poucos serão os pais que, devido aos seus horários laborais, deitam os seus filhos às oito horas da noite e os acordam à oito horas da manhã. Sem a sesta, crianças que, logo às oito horas da manhã entram na cruel engrenagem do stress quotidiano, ficam rabugentas, implicam umas com as outras, cabeceiam... fazem tudo menos prestar atenção às actividades propostas, por mais aliciantes que sejam. Facto que é compreensível. A verdade é que o sono é tão importante como a alimentação, pois é fundamental para o equilíbrio da criança. É a hora da intimidade, o período em que são recordadas as actividades realizadas, em que se tranquiliza com imagens das pessoas de que mais gosta...
Por tudo isto, na escola deve ser criado um ambiente propício ao descanso. Após o almoço e lavadas devidamente as mãos e as bocas, e depois de fazerem xixi, as crianças devem voltar calmamente à sala e, com a ajuda da educadora, preparem o espaço para dormirem. As janelas devem ser ligeiramente cerradas, mas permitindo, ainda assim, a entrada de luz suficiente para afugentar os medos próprios destas idades e para que as crianças distingam o sono diurno do sono nocturno. A sala deve ter uma temperatura agradável e as crianças devem sentir-se confortáveis e aconchegadas. Na hora de acordar, a educadora deve ir abrindo as janelas e falando baixinho com as crianças, dando-lhes tempo suficiente para que despertem calmamente.
Nós gostamos muito deste momento e, raros são os dias em que não adormecemos mal "caímos" na cama =)
Regras de dormir
Para cresceres saudavelmente deves dormir bem, porque o teu corpo, depois do esforço diário, precisa de descanso.
1- Fazer wudhú antes de dormir
2- Deitar-se do lado direito, colocando a parte direita da cara sobre a mão direita.
Rassulullah (sallallahu aleihi wassalam) disse:
"Quando algum de vós for dormir, deve fazer primeiro o wudhú, da forma que faz para o saláh e,
depois, deitar-se do lado direito".
3- Recitar o duá antes de dormir
4- Rassulullah (sallallahu aleihi wassalam) aconselhou-nos a não dormir de barriga para baixo
Rassulullah (sallallahu aleihi wassalam) aconselhou-nos a:
5- Recitar o Áyatul Kursi
6- Recitar o Tassbih Fátimah
7- Reitar os quatro Kul's
Era uma vez...
Um homem que estava a dormir na sombra de uma árvore. Enquanto ele dormia, uma cobra vinha na sua direcção para o atacar. Allah quis ajudar este homem através de um escorpião que estava do outro lado do rio. E agora? Como é que o escorpião viria para este lado do rio? Allah ordenou a um sapo que fosse para a berma do rio. O escorpião montou-se nas costas do sapo, e o sapo nadou até à berma do rio onde estava o homem a descansar.
Quando chegaram ao outro lado, o escorpião rapidamente correu na direcção da cobra e do homem que estava a descansar. A cobra estava prestes a morder o homem, que continuava a dormir, sem saber nada do que se estava a passar. Entretanto, o escorpião saltou para cima da cobra e matou-a. Quando o homem acordou ficou admirado ao ver uma cobra morta ao lado dele.
Allah salvou o homem porque ele havia rezado o Áyatul Kursi e os outros duás antes de dormir.
A pessoa que recita o Áyatul Kursi e os outros duás antes de dormir, Allah proteger-lhe-á de todas as coisas más e shaitán não se aproximará dele durante a noite.
Devemos seguir sempre os conselhos de Rassulullah (sallallahu aleihi wassalam), pois assim estaremos sempre protegidos de todos os males.
Educadora Vânia e Aisha Apa